A assexualidade

O que é?


A assexualidade é um espectro de orientações sexuais em que é típica a ausência de atracção sexual.

Uma pessoa assexual não sente atracção sexual por outras pessoas (ou apenas sente num conjunto limitado de circunstâncias). Algumas pessoas assexuais também se identificam como arromânticas, mas nem sempre estes conceitos se sobrepõem: existem pessoas assexuais que sentem atracção romântica e pessoas arromânticas que sentem atracção sexual. 

A assexualidade é muitas vezes confundida com o celibato ou com a abstinência sexual que, ao contrário da assexualidade, são escolhas voluntárias - e no caso do celibato, um voto religioso de castidade.

A assexualidade é associada também, de forma errónea, ao puritanismo e a uma repulsa por actos sexuais. Uma pessoa assexual pode não desejar participar em actos sexuais, mas não sentir que sejam errados ou repulsivos; enquanto outras pessoas assexuais sentem repulsa pelos mesmos, e outras ainda têm vontade de participar em actos sexuais, por diferentes razões.

Ser assexual também não implica que se tenha um problema fisiológico/hormonal, nem que se tenha sofrido um trauma sexual - no entanto, há pessoas que estão nessas situações e identificam-se como assexuais.

Socialmente, existe uma grande expectativa de que todas as pessoas tenham a mesma forma de sentir atracção sexual, mas isto não acontece. Como estamos perante um espectro, nem todas as pessoas assexuais se identificam com a completa ausência de atracção sexual.

Atracção sexual?


A atracção sexual é definida consensualmente como o desejo sexual direccionado a outro(s) indivíduo(s) com ou sem contexto sexual presente. Este conceito é, muitas vezes, confundido com o conceito de líbido, ou desejo sexual. A líbido é a fisiologia sexual de uma pessoa, e o seu desejo de agir sexualmente, podendo ser direccionado a outra(s) pessoa(s) ou não.

Espectro e tipos de atracção


Embora o espectro da assexualidade se caracterize sobretudo pela ausência de atracção sexual, algumas pessoas no espectro podem sentir atracção sexual em determinadas circunstâncias. Este é o caso das pessoas demissexuais, que tipicamente não sentem atracção sexual primária (por exemplo, na sequência de estímulos visuais), mas podem sentir atracção sexual secundária (por exemplo, na sequência de uma forte ligação emocional com outra pessoa).

Existe também uma área cinzenta da assexualidade, a grey-assexualidade, em que uma pessoa pode sentir atracção sexual em circunstâncias específicas, mas não saber caracterizar exactamente quais, ou sentir atracção sexual raramente. 

A bandeira




Na bandeira da assexualidade, as diferentes cores representam diferentes variantes no espectro. Existem outras variações desta bandeira para algumas orientações específicas dentro do espectro, mas esta é a mais consensualmente adoptada.

A faixa a preto representa a assexualidade.
A faixa a cinzento representa a demissexualidade e a área cinzenta (grey-assexuais).
A faixa a branco representa os parceiros e aliados allosexuais.
A faixa a roxo representa o sentido de comunidade.