O arromantismo

O que é?


O arromantismo é um espectro de orientações românticas em que é típica a ausência de atracção romântica.

Uma pessoa arromântica não sente (ou apenas sente num conjunto limitado de circunstâncias) atracção romântica por outras pessoas. Algumas pessoas assexuais também se identificam como arromânticas, mas nem sempre estes conceitos se sobrepõem: existem pessoas assexuais que sentem atracção romântica e pessoas arromânticas que sentem atracção sexual. O arromantismo está associado a um espectro que compreende um vasto leque de sub-identidades, consoante as circunstâncias em que cada pessoa sente, ou não, atracção romântica.

O arromantismo é muitas vezes confundido com falta de sensibilidade, frieza, egoísmo, e mesmo promiscuidade, no caso de pessoas arromânticas sexualmente activas. 

Algo que é muitas vezes mal-compreendido é que a ausência de necessidade de estar numa relação romântica não implica uma ausência de amor por outras pessoas. Uma pessoa arromântica pode sentir amor em todas as suas formas, como por exemplo em contexto familiar, de amizade, platónico, entre muitas outras.

Tal como existe uma pressão para sentir desejo sexual, existe uma imensa pressão social para estar numa relação romântica com outra(s) pessoa(s).

Como estamos perante um espectro, nem todas as pessoas arromânticas se identificam com a completa ausência de atracção romântica.


Amor?


Amor (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou entidade. Pode designar as diversas relações interpessoais como a amizade, o amor familiar, ao próximo, o amor romântico ou dedicação a um ideal.

Uma pessoa arromântica é perfeitamente capaz de sentir qualquer uma destas emoções ou sentimentos. A diferença situa-se apenas no contexto da atracção romântica.


Atracção Romântica?


A definição mais consensual de atracção romântica define-a como o desejo de estabelecer uma conexão romântica com outra pessoa. As características destas conexões estão frequentemente associadas aos conceitos sociais de acções consideradas tipicamente românticas., No entanto, cada pessoa experiencia esses conceitos de forma diferente, e pode nem os associar a contextos românticos. Sendo assim, o conceito de atracção romântica acaba por ser bastante subjectivo, uma vez que duas pessoas diferentes podem considerar uma conexão com certas características como romântica ou não-romântica, de acordo com as suas perspectivas individuais. Isto reflecte-se na identidade romântica de cada pessoa, dado que a definição depende sempre do conceito pessoal de conexão romântica.

Por exemplo, para uma certa pessoa, beijar na boca pode ser algo exclusivo a uma conexão romântica, pelo que essa pessoa pode considerar-se atraída por alguém (tem a vontade de ter uma relação romântica) se sentir vontade de beijar na boca, entre outras coisas. No entanto, para outro indivíduo, o ato de beijar na boca pode não ser exclusivo a uma conexão romântica, e nesse caso, querer beijar alguém na boca pode significar ou não a presença de atração romântica por outrem.


Espectro e tipos de atracção


Embora o espectro do arromantismo se caracterize pela ausência de atracção romântica, algumas pessoas no espectro podem sentir atracção romântica em certas circunstâncias. Este é o caso das pessoas demirromânticas, que tipicamente não sentem atracção romântica primária, mas podem sentir atracção romântica secundária (por exemplo, na sequência de uma forte ligação emocional com outra pessoa).

Pode também dar-se o caso de uma pessoa sentir atracção romântica em circunstâncias específicas, mas não saber exactamente quais, estando numa área cinzenta do arromantismo (grey-romantismo).

A Bandeira





Várias bandeiras foram propostas ao longo do tempo, sendo esta a mais aceite pela comunidade, uma vez que as faixas não constituem problemas de visualização para pessoas mais sensíveis a contrastes.

As faixas a verde representam o espectro arromântico e todas as orientações nele contidas.
A faixa branca representa as relações e conexões platónicas/queerplatónicas.
As faixas a preto e cinza representam o espectro de orientações românticas.